segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Avançando na Prática 05

A atividade deste dia, tomou como base a atividade da página 162 do TP5 e teve como objetivo a análise de mecanismos coesivos na construção da coerência textual.
Primeiramente, foi distribuido recortes de papéis com os alunos e, em seguida, solicitamos a cada um deles para escrever em papéis separados uma resposta às perguntas:a)O que aconteceu ? b)Onde Aconteceu ? c)Quando aconteceu ? Quem foram os envolvidos ? e) Qual foi o desfecho da história ?
Depois dessa etapa, solicitamos aos alunos que colocassem as respostas de cada pergunta em sacos separados.Agora, em dupla, foi retirado, por sorteio, uma resposta de cada saco.
De posse de respostas a todas as perguntas, cada dupla escreveu uma história que não teve as mesmas informações da história criadas por eles na primeira fase da atividade.
Convidamos as duplas para lerem suas histórias e informassem que tipo de estratégias se utilizaram para construção da coerência utilizando elementos coesivos.
A atividade foi desenvolvida pelos alunos em um clima amistoso.Segue alguns depoimentos dados por eles : "Eu achei essa atividade muito interessante.Aprendi um pouco sobre a coesão e a coerência." "Eu achei que através dessa atividade vou aprender mais, foi ótimo e divertido, o professor teve uma ótima ideia de colocar a gente para pensar e ao mesmo tempo se divertir!" "Achamos a aula de hoje muito divertida e engraçada, foi bom também, pois não sabíamos usar a coesão e a coerência.Essa aula deu pra aprender mais."
Diante disso, só resta dizer que atingimos o objetivo inicial.Mais uma atividade foi cumprida do Gestar II.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Avançando na Prática 04


A atividade proposta tomou como base o TP 5 página 105. O objetivo da aula foi desenvolver habilidades que permitam a construção da coerência textual a partir das partes que formam um texto.

A turma foi dividida em 5 grupos, cada grupo recebeu tarefas para serem desenvolvidas:

1-Observar imagens de uma história em quadrinhos misturadas e ordená-las com coesão e corência (início, meio e fim) As imagens foram do livro IDA E VOLTA de Juarez Machado.

2-Apresentar as ideias de causa e consequência atribuídas às seis imagens.

3-Julgar algumas premissas referentes ao texto da primeira tarefa como verdadeira ou falsa.

4-Produzir uma narração a partir da versão do grupo referentes às tarefas de 1 e 2 e, em seguida, ler para a turma.

A atividade proposta foi bem recebida pelos estudantes, a maioria se interessou em desenvolver as etapas solicitadas pelo professor.Acreditamos que o objertivo da aula tenha sido alcançado.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Avançando na prática 03







As atividades propostas tiveram como base o avançando na prática do TP4 página 80.



Inicialmente informamos o título do texto para leitura ( Nossas Cidades - Do jornalista Luis Lobo ) e indagamos dos estudantes que informações eles imaginariam encontrar no texto, como também, listamos os aspectos mais significativos da cidade / bairro / comunidade em que moram.



Após esse momento inicial, foi feita a leitura do texto.Em seguida, os alunos responderam perguntas sobre o mesmo.



Por fim, pedimos aos alunos a produção de cartazes abordando um problema do lugar em que moram e suas possíveis soluções.Os alunos se motivaram na realização das atividades, em especial na produção dos cartazes.