terça-feira, 12 de janeiro de 2010

AVANÇANDO NA PRÁTICA 6

As atidades deste avançando na prática foram baseadas nos estudos do TP1 que trata do assunto variantes linguísticas.Inicialmente refletimos com os estudantes o conceito e as causas das variações em uma língua, como também, dialeto socail e identidade grupal.
A partir dessas informações pedimos para que, em dupla, fosse lida uma carta de amor escrita pelo poeta Olavo Bilac entre os séculos XIX e XX seguindo as seguntes orientações:
a)caracterizar a variedade linguística e o grau de formalimso empregados pelo autor do texto;
b)colocando-se no lugar do poeta, reescreverem o texto, mantendo o conteúdo mas empregando uma variedade que seria comum entre dois jovens nos dias de hoje.
c)concluido o texto, lerem para a turma.
Em seguida, entregamos um texto ("Dicionário dos mano" extraído na Internet em 2003 )em que há gírias utilizadas por grupos ligados ao rap ou ao movimento hip hop em geral e indagamos: se vocês conhecem a linguagem "dos mano" deem continuidade ao dicionário ou atualizem algumas das gírias apontadas.
Para finalizar, pedimos , a partir de um pequeno texto, para fazerem a encenação de um assalto realizado por um gaucho, paulista, nordestino, mineiro e carioca.
As atividades foram realizadas de forma empolgada pelos estudantes destacando-se a encenação do assalto e a produção das cartas.